Fanpage ou Perfil: Qual o modelo ideal para o meu negócio

Tempo de Leitura: 4 minuto(s)

É muito bom ver que hoje as empresas já tem esse olhar no meio digital, porém, será que tudo está sendo feito de forma correta? Não basta apenas inserir o seu negócio no Facebook, deve-se saber como fazer isso de forma correta para que ele lhe traga resultados, pois é isso que um negócio deve buscar.
 

Ao fazer pesquisas pelo Facebook, é muito comum encontrar empresas com Perfis (Pessoal) e outras com Páginas (Fanpages). Mas afinal, qual o modelo correto para o seu negócio? Primeiramente devemos entender cada um deles:
 

• Perfil

O perfil é o modelo criado pelo Facebook para pessoas físicas, ele permite a interação através de pedidos de amizade disponibilizando até 5000 amigos por conta. Os perfis não tem permissão para fazer qualquer tipo transação comercial no Facebook, podendo acarretar punições como bloqueio de conta para quem infligir essa regra.
 

• Fanpage 

A Fanpage é o modelo ideal para empresas, nele você não adquiri amigos e sim FÃS para sua marca. A vantagem da Fanpage além de ter um número de fãs ilimitado, é permitir que você anuncie o seu produto de forma assertiva. As Fanpages também por serem destinadas a estratégias comerciais, possibilitam que você tenha um relatório completo sobre o alcance e a segmentação do seu público.
 

É muito comum no caso de empresas que possuem Perfis como forma de divulgação, procurarem adicionar o maior número de pessoas possível no Facebook. A idéia de uma Fanpage é para que as pessoas se identifiquem e se conectem com a sua marca, e não o contrário. Não force o seu cliente a se conectar com você, cada cliente que você força uma interação sem que ele tenha demonstrado qualquer tipo de interesse é um cliente que você desperdiça. Conquiste-o e seja relevante.
 

Devemos lembrar também que para tudo existe uma exceção. Se você for um profissional autônomo por exemplo, e o seu negócio necessita que você converse com o seu cliente, você pode optar por utilizar perfil com o seu nome, porém, é importante também ter uma Fanpage para que você possa divulgar o seu trabalho de forma profissional, visto que uma Fanpage oferece diversos recursos de mensuração de dados e alcance de publicações. Mas lembre-se, em seu Perfil sua interação será totalmente pessoal.
 

Se você é um artista como por exemplo: músico, jogador de futebol, atleta, político, autor até um empresário, você pode optar por ter tanto uma Fanpage quanto uma Página pessoal. Um exemplo nesse caso é o Co-Fundador do Twitter Jack Dorsey, onde além de postagens pessoais, ele também pode compartilhar posts de sua empresa em seu perfil pessoal.
 


Caso você seja uma pessoa pública e queira optar por uma Fanpage, será possível possível deixar o seu negócio mais profissional pois ao utilizar uma página, o Facebook lhe dispõe de recursos de mensuração de dados muito importantes, como por exemplo: Alcance das publicações, interação com o público, localidade ou até faixa etária de seus fãs.

 

Um exemplo nesse caso é o Facebook do ator americano Robert Downie Júnior que possui em média 28 milhões de seguidores. Em sua página, tanto o ator quanto sua equipe podem fazer postagens.
 


Atenção: Caso você seja uma pessoa pública, é importante habilitar o recurso de assinatura. Assim, qualquer pessoa pode acompanhar suas postagens sem precisar te adicionar.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados