Domínio: O que é e como registrar

Tempo de Leitura: 3 minuto(s)

Como já citamos, o domínio é o nome que a sua empresa possui na internet. Os domínios são divididos em três partes: O nome, a categoria e o código do país. apresentados da seguinte forma.

 

 

Como representado na anatomia de domínio acima, .com ou .net e as demais terminações são responsáveis por segmentar o seu domínio por categoria, exemplo:

.com: Utilizado para fins comerciais e quando a empresa possui atuação internacional ou pretende atuar.

.org: Essa categoria de domínio é utilizada por ONGS e instituições sem fins lucrativos
 

As categorias também podem ser divididas em 3 tipos. Os domínios de pessoa física e profissionais liberais só podem ser registrados por um titular com CPF. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos podem ser registrados por CPF ou CNPJ.
 

Algumas categorias de domínio possuem ainda restrições adicionais por serem domínios direcionados a empresas de setores específicos, sendo necessária a comprovação por meio de envio de documentos específicos.
 


 

Vamos exemplificar agora, como funciona o registro de um domínio com terminação .br no registro.br:
 

• Consultando a disponibilidade do domínio:

O fato de você possuir registrado o nome da sua empresa física não lhe garante o direito do mesmo nome na internet. Você terá que verificar a disponibilidade deste domínio no site registro.br, que é a entidade que regulamenta os domínios registrados no Brasil com terminação .com.br.
 

Primeiramente você deverá criar uma conta no registro.br para que ele lhe permita registrar o seu domínio. Feito o processo de cadastro, vamos pesquisar se o domínio que você escolheu está disponível.

 

 


Ao digitar o domínio escolhido no campo, ele irá lhe mostrar se o domínio está disponível ou não. Caso o domínio esteja disponível, você será direcionado para a página de registro onde você deverá inserir os seus dados pessoais.



 



Atenção: Não registre o domínio no nome de outra pessoa. O registro deve conter os seus dados para evitar problemas futuros como transferências de titularidade.


 

Caso o seu domínio não esteja disponível, o registro.br irá lhe oferecer o mesmo domínio porém com terminações diferentes, como por exemplo: .art ou .net.
 



 


Cada uma das terminações possuem suas particularidades e apropriações. Veja no esquema abaixo quais as categorias de domínio disponíveis para cada área de atuação.
 


Após preencher todas as informações, o registro.br irá enviar em seu e-mail uma confirmação do registro do seu domínio. Você deverá entrar e confirmar para validar o registro. Após feito isso, você será direcionado para o local de pagamento do registro do domínio escolhido. O registro.br oferece duas opções para pagamento do domínio, via cartão de crédito ou boleto.
 

O valor de um domínio com terminação .com.br sai no valor de R$30,00 anuais pela registro.br. No caso de domínios com terminações “.com”, você poderá fazer o registro do domínio pelo site clicregistro.com.

 

Devido a quantidade de pessoas e clientes que apresentaram dúvidas sobre o que é preciso saber antes de ter um site, desenvolvemos um Ebook bem bacana sobre sobre o tema, onde abordamos desde o registro do domínio ( nome da sua empresa na internet )  até hospedagem de sites e seus custos. Boa leitura :)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM DE:

Sobre Nós

Atualmente, estar presente no meio digital é primordial para a sobrevivência de qualquer negócio. A ONLINESITES está a 15 anos desenvolvendo sites e estratégias de marketing digital para empresas de vários segmentos do mercado. Em nosso portfólio temos mais de 350 clientes ativos no Centro Oeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites.
Av. Cel. Júlio Ribeiro Gontijo, 321 - Esplanada
Tel.: (37) 3221-5817

Marketing Digital e Criação de Sites - Onlinesites

© 2017 - Todos os direitos reservados